Skip to content
Jornal Carioca
Jornal Carioca
Jornal Carioca
Jornal Carioca
  • Home
  • Brasil
  • Economia
  • Justiça
  • Notícias
  • Fale Conosco
  • Home
  • Brasil
  • Economia
  • Justiça
  • Notícias
Jornal Carioca
Jornal Carioca
Justiça
Justiça

STJ Mantém Prisão de Empresário Acusado de Lavagem de Dinheiro para Facção Criminosa em MT

Jornal CariocaJornal Cariocafevereiro 25, 2025 1662 Minutes read0

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o pedido de habeas corpus apresentado pela defesa do empresário Wilian Aparecido da Costa Pereira, investigado por suposta lavagem de dinheiro para a facção Comando Vermelho (CV) em Mato Grosso. A decisão foi proferida pelo ministro Herman Benjamin e publicada nesta segunda-feira (24/02), mantendo Wilian em prisão preventiva no âmbito da Operação Ragnatela 2.

Acusações e Investigações

De acordo com as investigações, o empresário seria responsável por operações financeiras suspeitas realizadas por meio do Dallas Bar, uma casa noturna em Cuiabá, apontada como um dos estabelecimentos usados para lavagem de dinheiro do crime organizado. Os autos indicam que Wilian movimentou grandes quantias entre suas empresas e efetuou transferências diretas para membros do CV.

Os advogados Alynnson Corrêa Fernandes e Weliton de Almeida Santos, que representam a defesa, alegaram constrangimento ilegal na prisão preventiva, argumentando que não há provas concretas de que Wilian seja proprietário do Dallas Bar ou que tenha participado diretamente das operações sob investigação. A defesa também sustentou que outros investigados em situações similares já obtiveram liberdade e solicitaram a revogação da prisão ou a substituição por medidas cautelares.

Decisão do STJ

O ministro Herman Benjamin rejeitou os argumentos da defesa, destacando que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) ainda não analisou o mérito do habeas corpus originalmente impetrado no estado. Ele também ressaltou que o pedido feito ao STJ fere a Súmula 691 do Supremo Tribunal Federal (STF), que impede a análise de habeas corpus contra decisão monocrática que apenas negou uma liminar, sem julgamento do mérito na instância inferior.

Na decisão, o magistrado reforçou que há indícios suficientes da participação de Wilian na organização criminosa, afirmando que o empresário teria efetuado transações financeiras expressivas entre suas empresas em favor do Comando Vermelho.

“O paciente [Wilian] é, em tese, integrante de organização criminosa, efetuando expressiva movimentação financeira com transações realizadas entre suas empresas, em favor da organização criminosa Comando Vermelho”, descreve a decisão.

Além disso, o STJ justificou a manutenção da prisão preventiva como necessária para garantir a ordem pública e evitar reiteração criminosa, considerando a possível influência do empresário dentro do esquema investigado.

Tags
Operação Ragnatela 2
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInEmailLink
Previous post Empresário é Preso em Imperatriz por Crimes Contra a Ordem Tributária e Uso de Identidade Falsa
next post Como Interpretar Indicadores de Volume no Mercado e Confirmar Tendências
Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias em Destaque

Meio Ambiente

Oscilações de temperatura no outono pedem conforto térmico nos am...

maio 13, 20250

Com diferença de pelo menos 15 graus entre a menor e a maior temperatura em um só dia, o brasileiro tem sentido na pele a grande amplitude térmica que caracteriza o mês de maio. Com frentes frias mais frequentes que em 2024, o outono deste ano, em alguns momentos, também traz os ares do inverno. No entanto, serviços meteorológicos, como o...

Read more

Fraude milionária: empresa de sucatas é acusada de sonegar mais de R$ 100 milhões

fevereiro 25, 2025

“Rei da Cebola” Preso por PF em Megaoperação Contra Crime Organizado

agosto 7, 2024

Partido de Carlos Augusto tenta esconder rejeição do seu candidato e é impedido pela Justiça Eleitoral

agosto 8, 2024

SOBRE

Somos o Jornal Carioca, comprometidos em oferecer notícias relevantes e precisas sobre o Rio de Janeiro. Mantenha-se informado com nossa equipe dedicada.

NOVIDADE

Empresário de Ribeirão Preto é preso em operação que investiga lavagem de dinheiro

julho 12, 2024

Xamã, Casuarina, Jorge Aragão, Adriana Calcanhoto, Luiz Caldas e Gabriel Sater são Destaques no Festival de Inverno do Sesc Rio

julho 9, 2024

Marcelo Reis homenageia Mauro Santa Cecília: “Amigo querido e fonte de inspiração”

fevereiro 19, 2025

Johnes Lisboa é Detido pela PF Após Saque de R$ 600 Mil em Rio Branco

outubro 2, 2024

#Tags

Rio de JaneiroRenato BernardinellikingpostbrbelezariodasostrasSão PauloArtistaNetworkingPCClançamentoEmpreendedorismoInteligência Artificialmúsicaeducaçãocarnavaldivulgador de noticiasJiu-Jitsumeio ambientecrimeJamel Fares

Jornal Carioca. © 2025 Copyright. Todos os Direitos Estão Reservados.