Skip to content
Jornal Carioca
Jornal Carioca
Jornal Carioca
Jornal Carioca
  • Home
  • Brasil
  • Economia
  • Justiça
  • Notícias
  • Fale Conosco
  • Home
  • Brasil
  • Economia
  • Justiça
  • Notícias
Jornal Carioca
Jornal Carioca
Meio Ambiente
Meio Ambiente

Oscilações de temperatura no outono pedem conforto térmico nos ambientes

Jornal CariocaJornal Cariocamaio 13, 2025 543 Minutes read0

Com diferença de pelo menos 15 graus entre a menor e a maior temperatura em um só dia, o brasileiro tem sentido na pele a grande amplitude térmica que caracteriza o mês de maio. 

Com frentes frias mais frequentes que em 2024, o outono deste ano, em alguns momentos, também traz os ares do inverno. No entanto, serviços meteorológicos, como o Climatempo, alertam para ondas de calor que podem ocorrer até o final do mês. Essas condições, indicam especialistas, reforçam a necessidade de investimentos em conforto térmico e saudabilidade dos ambientes, especialmente em empresas e locais de grande circulação de pessoas.

Em um país com dimensões continentais como Brasil, variações de temperaturas e volume de chuvas marcam as fisionomias regionais durante o mês de maio. Se no Sudeste as temperaturas continuam um pouco acima da média, alternando picos de calor e frentes frias, com predominância de ar seco, no Sul, massas de ar frio chegam com maior frequência, embora as previsões indiquem temperaturas mais elevadas para o mês. 

No Centro-Oeste predomina o ar seco com queda progressiva na umidade relativa do ar. No Nordeste e na região Norte, as temperaturas são mais altas que o normal para a estação, com prevalência de chuvas intensas ou isoladas.

Mas além das oscilações do clima, o mês de maio destaca nos noticiários a acentuada circulação de diferentes vírus que comprometem a saúde de crianças e adultos. 

De acordo com o último boletim InfoGripe, divulgado pela Fiocruz, foram notificados este ano 45.228 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil. Desse total, 38,4% foram causados por vírus sincicial respiratório, 27,9% por rinovírus, 20,7% por covid-19, 11,2% por influenza A e 1,6% por influenza B.

“Seja pela grande amplitude térmica, pela queda acentuada na umidade relativa do ar ou pela circulação viral, predominantes no mês de maio, indústrias, escolas, shopping centers, comércios, academias, espaços de grandes eventos, entre outros locais de intensa circulação de pessoas, devem se preocupar com o conforto térmico e a qualidade do ar nos ambientes”, alerta o engenheiro Carlos Gusmão, gerente Comercial e Projetos da Ecobrisa.

Referência nacional, a empresa se destaca em soluções de resfriamento para plantas empresariais e grandes espaços e desenvolveu climatizadores evaporativos que reduzem a temperatura de maneira eficaz, enquanto filtram o ar distribuído de maneira uniforme para os ambientes.

“No trabalho, nas escolas, nas compras e mesmo nos momentos de lazer, vivenciamos oscilações de temperatura que podem ser controladas com o uso de equipamentos tecnologicamente desenvolvidos para proporcionar conforto térmico, ao mesmo tempo que valorizam a sustentabilidade e a economia de recursos”, destaca Gusmão.

No caso dos Evaporativos Ecobrisa, os aparelhos são controlados pela temperatura externa. “Com clima mais frio, o equipamento não vai deixar o ambiente interno gelado, mas seguir a curva do controle térmico. Quando externamente tivermos 40 graus, nos ambientes internos a temperatura será menor e mais agradável”, diz.

Em uma situação hipotética, com 30% de umidade relativa do ar e 37 graus, a temperatura é reduzida em até 11 graus. Com os mesmos 37 graus, porém com 75% de umidade relativa, o que se verifica com o climatizador evaporativo é uma redução de temperatura em 3 graus. “Diferentemente dos aparelhos de ar-condicionado, que têm limitação para reduzir as temperaturas, os climatizadores apresentam limites mais maleáveis, acompanhando as curvas de alta e baixa nos termômetros”, explica o engenheiro.

Para Gusmão, outro ponto relevante é o consumo de energia. Reconhecidos pela alta eficiência energética, os evaporativos reduzem a conta de energia em até 95% quando comparados aos equipamentos de ar-condicionado, pois dependem do princípio natural da evaporação da água para resfriar o ambiente.

A depender das mudanças climáticas, que sinalizam um cenário desafiador com altas temperaturas previstas para o verão, Carlos Gusmão reforça que o investimento em climatizadores evaporativos ainda no outono “é uma forma de antecipar o conforto térmico e promover saudabilidade no ambiente com economia comprovada e sustentabilidade ambiental”.

MXP Comunicação
19981788100
[email protected]
https://mxpcomunicacao.com/
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInEmailLink
Previous post O Retorno do Maximalismo: Moda Como Manifesto de Liberdade e Expressão
next post Projetos inovadores de Midian Almeida Mafra e seu impacto na formação crítica dos alunos.
Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias em Destaque

Brasil

Caminhão autônomo começa a operar no Brasil

janeiro 27, 20250

O Brasil deu um importante passo na inovação tecnológica com o início da operação do primeiro caminhão autônomo no país. O veículo começou a rodar na Portocel, terminal portuário localizado no Espírito Santo, em um ambiente controlado e operando totalmente sem intervenção humana.O caminhão é parte de um projeto de modernização e eficiência ope...

Read more

José Garcia Netto, membro do “Conselhão” de Lula, é investigado por suspeita de lavagem de dinheiro

maio 28, 2024

Policial Militar Detido em Investigação sobre Adilsinho e Rodrigo Marinho Crespo Trabalhava no Gabinete de Rosenverg Reis

abril 10, 2024

Justiça Condena Record a Pagar Indenização por Ofensas de Repórter a Vítima de Enchente

novembro 5, 2024

SOBRE

Somos o Jornal Carioca, comprometidos em oferecer notícias relevantes e precisas sobre o Rio de Janeiro. Mantenha-se informado com nossa equipe dedicada.

NOVIDADE

Atentado à Segurança: Médico Sofre Disparo em Assalto na Barra da Tijuca

abril 11, 2024

Volta às aulas reforça os cuidados com a saúde ocular da criança

fevereiro 14, 2025

Operando Rupturas com Segurança: Como Evitar Falsos Breakouts

março 7, 2025

A Ética no Tatame: Respeito, Hierarquia e Regras de Conduta no Jiu-Jitsu

dezembro 2, 2024

#Tags

Rio de JaneiroRenato BernardinellikingpostbrbelezariodasostrasSão PauloArtistaNetworkingPCClançamentoEmpreendedorismoInteligência Artificialmúsicaeducaçãocarnavaldivulgador de noticiasJiu-Jitsumeio ambientecrimeJamel Fares

Jornal Carioca. © 2025 Copyright. Todos os Direitos Estão Reservados.