Skip to content
Jornal Carioca
Jornal Carioca
Jornal Carioca
Jornal Carioca
  • Home
  • Brasil
  • Economia
  • Justiça
  • Notícias
  • Fale Conosco
  • Home
  • Brasil
  • Economia
  • Justiça
  • Notícias
Jornal Carioca
Jornal Carioca
Justiça
Justiça

Investigação aponta propina em carro de luxo após assassinato de Gritzbach

Jornal CariocaJornal Cariocamarço 17, 2025 712 Minutes read0

O tenente da Polícia Militar (PM) Fernando Genauro fotografou três grandes maços de dinheiro dispostos no volante de um carro de luxo logo após a execução do delator do Primeiro Comando da Capital (PCC) Vinícius Gritzbach, ocorrida em 8 de novembro de 2023, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Gritzbach foi morto com dez tiros.

Genauro, apontado pela investigação como o motorista do carro que transportou os dois assassinos, está detido desde 18 de janeiro. Ele, junto com os PMs Ruan Silva Rodrigues e Dênis Antônio Martins, foi indiciado pelo homicídio de Gritzbach, pela morte de um motorista de aplicativo (vítima de bala perdida durante o ataque) e por duas tentativas de homicídio, além de associação criminosa.

A investigação

O Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) obteve acesso à nuvem do celular de Genauro, um iPhone 15 Pro Max. Nas imagens, foram encontradas tanto a foto dos maços de dinheiro sobre o volante de um Audi Q3 quanto fotografias de relógios de luxo guardados em um estojo sofisticado.

Embora o Audi Q3 não esteja em nome de Genauro, depoimentos confirmam que o oficial passou a dirigir o automóvel em janeiro de 2024, cerca de dois meses após o homicídio de Gritzbach. O DHPP apreendeu o veículo e, segundo seu relatório, “não restam dúvidas de que Genauro comprou o carro com proveito do crime, pouco mais de um mês depois do homicídio”.

O caso Gritzbach

Antes de ser assassinado, Vinícius Gritzbach havia prestado delações ao Ministério Público de São Paulo (MPSP) e à Corregedoria da Polícia Civil. Ele denunciou agentes públicos supostamente envolvidos com o PCC e também descreveu esquemas de lavagem de dinheiro ligados à maior facção criminosa do país.

Além do inquérito conduzido pelo DHPP, que concluiu o relatório em 14 de março de 2025, a Polícia Federal (PF) investiga outros possíveis envolvidos com lavagem de dinheiro e corrupção (incluindo policiais civis). Ao todo, 26 suspeitos estão presos no contexto do caso, sendo 17 policiais militares, cinco policiais civis e quatro relacionados ao suposto “olheiro” que teria informado a chegada de Gritzbach ao aeroporto.

Câmeras de segurança filmaram os criminosos disparando contra o delator, que foi morto quando se aproximava de um carro blindado que o aguardava em frente à área de desembarque. De acordo com a investigação, os três PMs se comunicaram por celular antes, durante e depois do crime, confirmando a movimentação do grupo na região do aeroporto.

FacebookTwitterWhatsAppLinkedInEmailLink
Previous post Bolsonaro mantém seu nome para a eleição de 2026, mesmo inelegível, e nega que vá deixar o Brasil
next post Estigmatizados chega a Rio das Ostras e Macaé com humor e emoção

Notícias em Destaque

Brasil

Cor do ano 2025: 05 dicas de decoração com o Mocha Mousse

fevereiro 25, 20250

Descubra com a arquiteta Júlia Macedo, como este tom de marrom pode trazer aconchego e sofisticação para o lar A Pantone anunciou o Mocha Mousse como a cor do ano 2025, um tom marrom chocolate terroso e sofisticado que reflete as tendências do design e da moda. Indo além de roupas ou cosméticos, o tom também será incorporado na decoração ...

Read more

Empresário de Ribeirão Preto é preso em operação que investiga lavagem de dinheiro

julho 12, 2024

Juiz acusado de roubar heranças tem pedido negado no STF

agosto 14, 2024

Servidora da Presidência Maira Rocha é Investigada por Cartas Psicografadas

novembro 22, 2024

SOBRE

Somos o Jornal Carioca, comprometidos em oferecer notícias relevantes e precisas sobre o Rio de Janeiro. Mantenha-se informado com nossa equipe dedicada.

NOVIDADE

Proprietária do “Desapego Legal” enfrenta quase 100 processos por suspeita de estelionato

janeiro 28, 2025

A Ética no Tatame: Respeito, Hierarquia e Regras de Conduta no Jiu-Jitsu

dezembro 2, 2024

Sonhos Grandes, Projetos Maiores: Expandindo Para Servir A Deus, Por Renato Bernardinelli

dezembro 10, 2024

Raiam Santos divulga que influencers Diego Aguiar e Ruyter são alvos de inquérito policial contra Kirvano

dezembro 30, 2024

#Tags

Rio de JaneiroRenato BernardinellikingpostbrriodasostrasbelezaEmpreendedorismoJiu-JitsuInteligência ArtificialPCCJamel Faresdivulgador de noticiassaúdemúsicaNetworkingsustentabilidadeArtistacrimecarnavalRivaldo Barbosameio ambiente

Jornal Carioca. © 2025 Copyright. Todos os Direitos Estão Reservados.