Uma operação realizada em conjunto pelo Gabinete de Gestão Integrada de Segurança (GGIM) da Prefeitura de Niterói, o Programa Segurança Presente e a 81ª Delegacia de Polícia, localizada em Itaipu, resultou na detenção de uma mulher suspeita de utilizar o registro profissional de uma veterinária do Rio Grande do Sul para realizar práticas ilegais envolvendo animais. A prisão aconteceu na terça-feira (23), em Itaipu, após uma investigação que teve início com uma denúncia anônima ao Disque-Denúncia Niterói, que colabora com as autoridades locais.
O secretário do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, Felipe Ordacgy, comentou sobre a importância da colaboração da comunidade: “Temos um convênio que possibilita à população participar ativamente da segurança pública de Niterói, fazendo denúncias e ajudando diretamente no acionamento das autoridades em situações suspeitas. Essas informações nos permitiram avançar nas investigações até este caso.”
As apurações indicam que a mulher usava o registro profissional de uma médica veterinária gaúcha e atuava sem a infraestrutura formal necessária para uma clínica. Ela oferecia atendimentos via mensagens, alegando que buscava os animais para realizar procedimentos em um local alugado, devolvendo-os posteriormente aos seus tutores.
A detenção ocorreu enquanto ela se preparava para mais um atendimento. A abordagem foi feita em um posto de gasolina no bairro Itaipu, onde a suspeita se encontraria com um tutor para pegar um animal que passaria por um procedimento veterinário. Durante o interrogatório, os policiais notaram que a mulher apresentou informações contraditórias.
Após ser presa, ela foi levada à 81ª DP (Itaipu) para o registro da ocorrência. A suspeita pode ser responsabilizada por exercício ilegal da medicina veterinária, falsidade ideológica e outros crimes adicionais que ainda deverão ser investigados pela polícia.
Em áudios coletados pelos investigadores, a mulher admite ter realizado cirurgias tanto em sua casa quanto na residência dos clientes, o que intensificou as suspeitas sobre sua atuação irregular e sem qualquer licença ou estrutura adequada para os procedimentos veterinários.
Frente a essa situação, o secretário do GGIM enfatizou a necessidade de cautela por parte da população ao contratar serviços desse tipo. “É essencial que as pessoas sejam criteriosas ao escolher profissionais que oferecem atendimentos sem comprovação adequada e registro formal. A denúncia desempenhou um papel crucial neste caso e deve sempre ser incentivada”, afirmou Felipe Ordacgy.
A Prefeitura de Niterói reiterou que os canais de denúncia e a integração entre as forças de segurança são vitais para o êxito de operações como esta, cujo objetivo é coibir práticas ilegais e garantir a proteção tanto da população quanto dos animais. As denúncias podem ser feitas através dos canais oficiais das forças de segurança ou órgãos fiscalizadores, pelo Disque-Denúncia no telefone (21) 2253-1177 ou pelo Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) no número 153.
O post Ação da Prefeitura, Polícia Civil e Segurança Presente prende falsa veterinária em Niterói apareceu primeiro em Cidade de Niterói.
