Skip to content
Jornal Carioca
Jornal Carioca
Jornal Carioca
Jornal Carioca
  • Home
  • Brasil
  • Economia
  • Justiça
  • Notícias
  • Fale Conosco
  • Home
  • Brasil
  • Economia
  • Justiça
  • Notícias
Jornal Carioca
Jornal Carioca
Brasil
Brasil

Naval, suspeito de ser um dos executores de Jerominho, assume liderança da maior milícia do RJ após a morte de Pipito, segundo a polícia e o MP.

Jornal CariocaJornal Cariocajunho 13, 2024 3812 Minutes read0

Seis dias após a morte do miliciano Rui Paulo Gonçalves Estevão, conhecido como Pipito, em uma operação policial, a maior milícia do Rio de Janeiro já nomeou seu novo líder. Paulo David Guimarães Ferraz Silva, conhecido como Naval, foi escolhido para assumir o comando.

De acordo com a Polícia Civil e o Ministério Público do Rio, Naval é considerado um homem de guerra da milícia, conhecido por sua violência e envolvimento em diversos homicídios. Seu apelido é uma referência ao seu passado como fuzileiro naval.

“Após a captura de Pipito, monitoramos os movimentos da milícia e suas consequências,” afirmou João Valentim, delegado titular da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), responsável pela prisão de Pipito.

Naval é suspeito de participar do assassinato de Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho, antigo chefe da milícia Liga da Justiça, em 2022. As investigações revelaram que Jerominho foi morto após o então líder da organização, Luís Antônio da Silva Braga, o Zinho, descobrir um plano para retomar a liderança da quadrilha.

Segundo a Polícia Civil e a denúncia do MPRJ, Naval foi um dos executores de Jerominho e de seu amigo, Maurício Raul Atallah, em Campo Grande, em plena luz do dia.

Antes da morte de Pipito, as investigações indicam que Naval reforçou a região da Carobinha, que enfrentava investidas de traficantes do Comando Vermelho, além de proteger as comunidades sob seu comando, como Barbante e Vilar Carioca, contra ataques da mesma facção.

Agora, Naval também controla as comunidades de Antares e Rola, estratégicas para a milícia da Zona Oeste, que eram comandadas por Pipito.

“A percepção é que ele já exercia liderança na comunidade do Barbante e trabalhava em consórcio com Pipito. Com a morte deste, ele tende a unir ainda mais os grupos armados, que estão fragmentados,” analisou Fábio Corrêa, coordenador do Grupo de Atuação Especializada e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio.

Morte de Pipito

Pipito foi morto em 7 de junho durante uma operação da Polícia Civil do Rio na Favela do Rodo, em Santa Cruz, na Zona Oeste. A operação, conduzida pela Draco e pela Subsecretaria de Inteligência (Ssinte), resultou em uma troca de tiros que deixou Pipito e seus seguranças baleados.

Antes de ser morto, Pipito tentou despistar a polícia trocando de carro várias vezes. Ele tinha uma função importante na milícia e estava sob investigação há anos, desde antes da morte de Carlinhos 3 Pontes, em 2017.

“Ele sempre foi um homem de confiança dentro da milícia e tinha muita importância no bando. Após a morte de Faustão no ano passado, ele se aproximou de Luiz Antônio, e Zinho lhe deu autonomia após se entregar,” explicou o delegado Willian Cavalcante, da Draco.

Tags
Rio de Janeiro
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInEmailLink
Previous post Júri do Caso Patrícia Amieiro é Adiado para 2025, na Semana em que Crime Completa 16 Anos
next post Operação contra Corrupção Prende Quatro Prefeitos e Cumpre Mandados em 23 Cidades de SC
Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias em Destaque

Negocios

Como Ficar Conhecido na Busca do Google com a Distribuição de Not...

dezembro 5, 20240

Como Ficar Conhecido na Busca do Google com a Distribuição de Notícias da King PostSe destacar na internet é vital para quem busca autoridade digital e maior visibilidade no Google. Nesse cenário, a distribuição de notícias é uma estratégia poderosa, e a King Post surge como uma solução prática e eficiente para alcançar resultados significativ...

Read more

Exposição “Uma Homenagem ao Rei Pelé”, no Maracanã, terá pinturas ao vivo neste final de semana com Wesley Corrêa

junho 6, 2025

Gigante ou Ilusão? A Trajetória da Pecus Beef Brasil Sob os Holofotes

janeiro 5, 2024

A importância dos eventos para apoiar e empoderar mulheres

janeiro 27, 2025

SOBRE

Somos o Jornal Carioca, comprometidos em oferecer notícias relevantes e precisas sobre o Rio de Janeiro. Mantenha-se informado com nossa equipe dedicada.

NOVIDADE

Servidora do Tribunal de Justiça de SP é condenada a 16 anos de prisão por desvio de R$ 2,4 milhões

janeiro 30, 2025

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: Como o Agronegócio Especializado Pode Ser Sustentável

outubro 18, 2024

Confira os destaques e estreias do SPFW 2024

outubro 16, 2024

Conheça Hemerson Santos, o Mestre dos Cachos

janeiro 31, 2025

#Tags

Rio de JaneiroRenato BernardinellikingpostbrbelezariodasostrassustentabilidadeNégocioseducaçãoArtistacrimePCCcarnavaldivulgador de noticiaslançamentoJamel FaresmúsicasaúdeEmpreendedorismoJiu-JitsuNetworking

Jornal Carioca. © 2025 Copyright. Todos os Direitos Estão Reservados.