- A Reunião Executiva da CGLU será realizada em Niterói em maio de 2027
- O evento reunirá representantes municipais de mais de 140 nações
- A escolha foi confirmada durante a Assembleia Geral da CGLU em Tânger, Marrocos
- Rodrigo Neves mediou uma discussão entre líderes latino-americanos e apresentou a proposta
- A reunião ocorrerá simultaneamente à 26ª Conferência do OIDP na cidade fluminense
Niterói foi selecionada como sede da Reunião Executiva da Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), marcada para acontecer em maio de 2027. A decisão foi tomada durante a Assembleia Geral da organização, que teve lugar em Tânger, no Marrocos, nesta segunda-feira (23/6). O encontro irá reunir lideranças de municípios oriundos de mais de 140 países.
O prefeito Rodrigo Neves, do PDT, foi o responsável por apresentar a candidatura de Niterói durante o evento no Marrocos. Antes da votação final, ele facilitou um encontro com representantes de diversas nações da América Latina, incluindo Brasil, México, Argentina, Uruguai e Equador.
Colaboração entre governos locais
Ao defender a candidatura, Rodrigo Neves enfatizou a relevância da colaboração internacional entre cidades.
‘A realidade global exige que os governos locais trabalhem cada vez mais juntos. As cidades estão na linha de frente ao lidar com as grandes crises que enfrentamos atualmente e necessitam operar em conjunto para desenvolver soluções inovadoras, fortalecer a democracia e aprimorar a qualidade de vida das populações. Dessa forma, propomos que Niterói receba a Reunião Executiva da CGLU para expandir o diálogo internacional e compartilhar boas práticas em gestão pública’, declarou o prefeito.
Conferência sobre democracia participativa
A Reunião Executiva da CGLU vai coincidir com a 26ª Conferência do Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP), que também será realizada em Niterói em maio de 2027. O foco dessa conferência será ‘Democracia em Rede: Inovação Digital para a Participação Cidadã e Melhoria dos Serviços Públicos’.
Niterói faz parte de redes internacionais voltadas à cooperação entre governos locais, como Mercocidades, que reúne cidades sul-americanas, além do OIDP, que se concentra nas experiências de democracia participativa na América Latina.
